Monólogos de Esquerda para virar uma página municipal


Estou desanimado com a política e com os políticos, é sempre a mesma coisa.


Tenho motivos para experimentar esse sentimento. Dependendo da minha idade, posso já ter vivido décadas de poder autárquico a uma só cor. Mesmo em municípios que protagonizam a alternância de quadrante partidário, como aliás sucede ao nível da governação nacional, as políticas tendem a servem predominantemente interesses pessoais e financeiros em vez de acautelarem o interesse colectivo.

A política é para os políticos! Eu quero é viver a minha vida descansado/a!

A política não está confinada a um patamar inacessível a todos aqueles que não são políticos. A política tem a ver com as condições de vida, com o dia-a-dia. A política está em todos os actos que fazemos e que de algum modo têm impacto na vida dos outros. A política diz respeito à cidadania e aos cidadãos. Os políticos são cidadãos eleitos por outros cidadãos. A nossa responsabilidade sobre os outros e o compromisso para com os nossos concidadãos inclina a uma postura política, mesmo que não seja partidária. Até para viver uma vida descansada, é preciso fazer para isso.

O meu contributo político é a minha actividade no dia-a-dia, no trabalho e em vários actos que traduzem os meus valores. A minha política é essa.

É seguramente a melhor política, pois tem a ver com actividades concretas no dia-a-dia. Há muito mais política no trabalho contínuo do que no acto eleitoral de tantos em tantos anos. Mas há decisões que podem ampliar ou restringir o campo de acção política, essa política do dia-a-dia, e eu podes ser mais ambicioso, posso procurar mudar as condições estruturais e descobrir novos campos de acção e aprofundar o âmbito do exercício democrático.

Para que serve o meu voto?

O meu voto serve essencialmente para eleger candidatos que representem os interesses da generalidade da população. O meu voto faz sobretudo sentido se contribui para melhorar as condições de vida das pessoas. O meu voto deve fazer diferença, para melhor.

Em Serpa a CDU deve ganhar. O único partido capaz de fazer alguma concorrência é o PS, mas eu não me identifico com o PS. Os outros partidos não têm qualquer hipótese. Em que é o meu voto pode fazer diferença?

Nas eleições autárquicas não interessa apenas quem é eleito para presidente ou para vereação. A assembleia municipal e as assembleias de freguesia elegem representantes que podem contribuir com propostas para aprofundar os mecanismos burocráticos. Com gente nova, com mais ideias, temos mais alternativas, o poder é mais partilhado, os interesses da população estão mais representados. Quem governa, governa menos sozinho, tem de dar contas do que faz, tem alguém atento aos seus passos. A diferença significa mais liberdade de escolha, menos medo de um poder absoluto e controlador: para mim, para os meus, para os que dependem de mim, para todos.
Vou votar para três órgãos autárquicos: Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia. Não tenho obrigatoriamente de votar no mesmo partido para os três órgãos.


O teu voto pode fazer a diferença.

O teu voto pode contribuir para uma representação mais democrática, para uma gestão mais transparente do município.

Não desistas da tua terra, dia 11 de Outubro vota BLOCO DE ESQUERDA.

Comentários

Mensagens populares