Novo Centro Escolar da Cruz Nova – Serpa


Novo Centro Escolar da Cruz Nova – Serpa

 

Uma história mal contada e 11 motivos de preocupação

 

Nos últimos anos, os governos da troika PS, PSD e CDS/PP, de Maria de Lurdes Rodrigues a Nuno Crato, têm gerado instabilidade nas escolas.

No concelho de Serpa foram fechando várias escolas do primeiro ciclo.


Paradoxalmente, ao contrário do que a CDU sempre tem defendido, este ano a Câmara Municipal de Serpa encerrou as três escolas do primeiro ciclo da cidade e uma do pré-escolar, juntando todos os alunos no novo Centro Escolar da Cruz Nova.

 

Quando este assunto foi discutido na Assembleia Municipal (27/09/2010), o Bloco de Esquerda foi o único partido que votou contra a construção deste simulacro de mega agrupamento de escolas. Não aceitámos “a cenoura” do financiamento comunitário para uma obra desnecessária e que está a ser paga com “língua de palmo”.

 

A abertura deste ano escolar deixou à vista os inconvenientes da acumulação de quatro ciclos de ensino num único Centro Escolar: obras e acessos rodoviários acabados à pressa ou incompletos, alterações ao trânsito de última hora, falta de diálogo e informação atempada aos pais e familiares que acompanham as crianças à escola…

 

A postura autista da senhora Reitora (perdão, Diretora) do Centro Escolar, nomeada pelo ministro Nuno Crato, veio piorar a situação: desde o passado dia 20 de Setembro, supostamente para “acabar com a confusão”, pais e encarregados de educação foram impedidos de passar do portão, o que agravou a instabilidade emocional em crianças de tenra idade, confrontadas com a imensidão desta mega escola.

 

11 razões pelas quais o BE nunca concordou com este projecto

 

1 – A criação do Centro escolar fez prevalecer critérios administrativos e financeiros sobre critérios de ordem pedagógica: menos professores, menos pessoal técnico e auxiliar, mais alunos por turma, maior pressão para fechar outras escolas nas freguesias rurais…

 

2 – As três escolas do primeiro ciclo e pré-escolar encerradas tinham sofrido obras de requalificação por parte da Câmara Municipal e sido equipadas com material pedagógico e informático moderno, energia solar, etc.

 

 3 – Existindo em Serpa três pavilhões gimnodesportivos onde os alunos podem praticar Educação Física e diversas modalidades, seria preferível investir na contratação de mais pessoas para os acompanharem ou construir um novo pavilhão neste Centro Escolar?

 

4 – As obras do Centro escolar não contemplavam a construção de um novo refeitório; a Câmara Municipal está neste momento a custear a ampliação do refeitório existente.

 

 5 - A derrapagem financeira, face aos custos inicialmente previstos para este projeto (2.224.900 euros) contribui fortemente para o endividamento do município. Em reunião da Assembleia Municipal de 28/02/2013, o Presidente da Câmara afirmou que os custos do Centro Escolar “rondam os 3 milhões de euros”; em reunião de Câmara de 30 de Abril já admite “um acréscimo de 400 mil euros”. E o financiamento comunitário de 85% – “a cenoura” anunciada em 2010 – será reduzido a 60% ou 65% - reunião de 03/04/2013.

 

6 – O Centro Escolar situado na periferia da cidade, numa zona de difícil acesso, obriga a maior parte das famílias a acompanhar os filhos até à escola utilizando a viatura; como o estacionamento é escasso, o trânsito começa a engarrafar, por vezes, a partir da rotunda da Cruz Nova.

 

7 – Muitas famílias tiveram que alterar horários de trabalho, dada a distância de casa à escola; os avós que ficavam com os netos de manhã e à tarde os iam buscar à escola, estão remetidos a mais inércia e solidão…

 

8 – A escola não dispõe de espaços no recreio onde as crianças se possam sentar para tranquilamente lancharem, a meio da manhã e da tarde.

 

9 – O recreio, com grande número de alunos de idades muito diferentes, pode aumentar a ocorrência de problemas como o bullying.

 

10 – Muitos pais receiam pela segurança dos alunos: é certo que a porta de entrada do 1.º Ciclo e pré-escolar fecha às 9.30h, mas a porta de entrada da EBI está sempre aberta e por vezes sem vigilância, podendo os alunos sair com facilidade da escola.

 

11- Um aluno que entre no pré-escolar aos três anos poderá permanecer no Centro cerca de 12 anos… Isto se nunca reprovar!!! Sabendo-se a falta de motivação que a escola exerce atualmente sobre os alunos, para alguns tanto tempo de permanência no mesmo espaço, sem variar, assemelhar-se-á a uma longa pena a cumprir…

 

 

 E ainda está por comprovar a relação causal entre belas instalações e sucesso escolar…




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