Novo Centro Escolar da Cruz Nova – Serpa
Novo Centro Escolar da Cruz Nova – Serpa
Uma história mal contada e 11 motivos de preocupação
Nos
últimos anos, os governos da troika PS, PSD e CDS/PP, de Maria de Lurdes
Rodrigues a Nuno Crato, têm gerado instabilidade nas escolas.
No
concelho de Serpa foram fechando várias escolas do primeiro ciclo.
Paradoxalmente,
ao contrário do que a CDU sempre tem defendido, este ano a Câmara Municipal de
Serpa encerrou as três escolas do primeiro ciclo da cidade e uma do
pré-escolar, juntando todos os alunos no novo Centro Escolar da Cruz Nova.
Quando
este assunto foi discutido na Assembleia Municipal (27/09/2010), o Bloco de
Esquerda foi o único partido que votou contra a construção deste simulacro de
mega agrupamento de escolas. Não aceitámos “a cenoura” do financiamento
comunitário para uma obra desnecessária e que está a ser paga com “língua de
palmo”.
A
abertura deste ano escolar deixou à vista os inconvenientes da acumulação de
quatro ciclos de ensino num único Centro Escolar: obras e acessos rodoviários
acabados à pressa ou incompletos, alterações ao trânsito de última hora, falta
de diálogo e informação atempada aos pais e familiares que acompanham as
crianças à escola…
A
postura autista da senhora Reitora (perdão, Diretora) do Centro Escolar, nomeada
pelo ministro Nuno Crato, veio piorar a situação: desde o passado dia 20 de
Setembro, supostamente para “acabar com a confusão”, pais e encarregados de
educação foram impedidos de passar do portão, o que agravou a instabilidade
emocional em crianças de tenra idade, confrontadas com a imensidão desta mega
escola.
11 razões pelas quais o BE nunca
concordou com este projecto
1
– A criação do Centro escolar fez prevalecer critérios administrativos e
financeiros sobre critérios de ordem pedagógica: menos professores, menos
pessoal técnico e auxiliar, mais alunos por turma, maior pressão para fechar
outras escolas nas freguesias rurais…
2
– As três escolas do primeiro ciclo e pré-escolar encerradas tinham sofrido
obras de requalificação por parte da Câmara Municipal e sido equipadas com
material pedagógico e informático moderno, energia solar, etc.
3 – Existindo em Serpa três pavilhões
gimnodesportivos onde os alunos podem praticar Educação Física e diversas
modalidades, seria preferível investir na contratação de mais pessoas para os
acompanharem ou construir um novo pavilhão neste Centro Escolar?
4
– As obras do Centro escolar não contemplavam a construção de um novo
refeitório; a Câmara Municipal está neste momento a custear a ampliação do
refeitório existente.
5 - A derrapagem financeira, face aos custos
inicialmente previstos para este projeto (2.224.900 euros) contribui fortemente
para o endividamento do município. Em reunião da Assembleia Municipal de 28/02/2013,
o Presidente da Câmara afirmou que os custos do Centro Escolar “rondam os 3
milhões de euros”; em reunião de Câmara de 30 de Abril já admite “um acréscimo
de 400 mil euros”. E o financiamento comunitário de 85% – “a cenoura” anunciada
em 2010 – será reduzido a 60% ou 65% - reunião de 03/04/2013.
6
– O Centro Escolar situado na periferia da cidade, numa zona de difícil acesso,
obriga a maior parte das famílias a acompanhar os filhos até à escola
utilizando a viatura; como o estacionamento é escasso, o trânsito começa a
engarrafar, por vezes, a partir da rotunda da Cruz Nova.
7
– Muitas famílias tiveram que alterar horários de trabalho, dada a distância de
casa à escola; os avós que ficavam com os netos de manhã e à tarde os iam
buscar à escola, estão remetidos a mais inércia e solidão…
8
– A escola não dispõe de espaços no recreio onde as crianças se possam sentar
para tranquilamente lancharem, a meio da manhã e da tarde.
9
– O recreio, com grande número de alunos de idades muito diferentes, pode
aumentar a ocorrência de problemas como o bullying.
10
– Muitos pais receiam pela segurança dos alunos: é certo que a porta de entrada
do 1.º Ciclo e pré-escolar fecha às 9.30h, mas a porta de entrada da EBI está
sempre aberta e por vezes sem vigilância, podendo os alunos sair com facilidade
da escola.
11-
Um aluno que entre no pré-escolar aos três anos poderá permanecer no Centro
cerca de 12 anos… Isto se nunca reprovar!!! Sabendo-se a falta de motivação que
a escola exerce atualmente sobre os alunos, para alguns tanto tempo de
permanência no mesmo espaço, sem variar, assemelhar-se-á a uma longa pena a
cumprir…
E
ainda está por comprovar a relação causal entre belas instalações e sucesso
escolar…
Comentários
Enviar um comentário